Conheça o nosso projeto
O HypnosAIR é um projeto científico financiado pela Fundação para a
Ciência e Tecnologia (FCT), com a participação de uma equipa multidisciplinar (com especialistas de diferentes áreas, como ambiente, sono e medicina).
Este projeto procura compreender se os fatores ambientais podem influenciar a qualidade do sono e também definir qual é a real contribuição dos ambientes de dormir para a exposição integrada diária dos cidadãos a poluentes atmosféricos.
Em última instância, o HypnosAIR pretende definir como é possível melhorar a qualidade do sono através da melhoria da qualidade do ar que se respira ao longo do dia.
Questões que queremos responder…
Questão 1
Qual é a contribuição da exposição a poluentes enquanto se dorme para a exposição diária de uma pessoa?
Questão 2
Quais os poluentes atmosféricos que têm um impacto negativo na qualidade do sono e em que medida?
Questão 3
Quão diferente é a matéria particulada durante o sono e noutros ambientes interiores e do exterior, em termos de composição e toxicidade?
Questão 4
Quais são as principais características do sono da população portuguesa, incluindo nos vários grupos etários?
Questão 5
Quais as melhores estratégias para melhorar a qualidade do sono dos cidadãos considerando a exposição nos ambientes de dormir e noutros locais em que as pessoas estão durante o dia?
Como vai acontecer?
O projeto tem uma componente de avaliação da qualidade do ar a que os cidadãos estão expostos, bem como a sua qualidade do sono, pelo que a participação de voluntários é fundamental.
As campanhas de amostragem e monitorização da qualidade do ar do projeto HypnosAIR serão realizadas em 2023 na área metropolitana de Lisboa e decorrerá de dois modos distintos:
1. Avaliação da qualidade do ar interior durante 4 noites de sono (de segunda a sexta-feira) utilizando métodos de referência
2. Avaliação da exposição diária a poluentes do ar (utilizando uma unidade de monitorização portátil) durante uma semana, nas quatro estações do ano
A qualidade do sono será avaliada em ambas as situações através de actigrafia (utilizando um equipamento semelhante a um smartwatch).
Subscreva a nossa newsletter